GED ERECHIM

 

HISTÓRICO DO CURSILHO PARA JOVENS DA DIOCESE DE ERECHIM

 

O relato de uma jovem da cidade de Santa Maria, feito sobre o Cursilho de Jovens, em uma Assembléia Regional realizada em Vacaria, foi o suficiente para despertar o interesse dos coordenadores do nosso GED, na época Sr Ervino Oro e sua esposa Sra Geni Oro. Um sonho que foi trazido a nossa cidade e encontrou muita resistência para se realizar, porque o “novo” sempre assusta e exige maior responsabilidade e disponibilidade.

 

Mesmo com muitos irmãos cursilhistas não acreditando nesta bandeira levantada em favor do Cursilho de Jovens, o entusiasmo e perseverança foram fundamentais, e em 10 de abril de 1997 um grupo de jovens juntamente com Pe César Menegat e alguns responsáveis cursilhistas adultos foram até a Diocese de Vacaria participar do então I Cursilho de Jovens daquela diocese.

 

Com o grande e fundamental auxilio de Pe Xiko e irmãos cursilhistas de Santa Maria, em 23 de outubro de 1997 foi realizado o I Cursilho de Jovens da Diocese de Erechim, realizado em Marcelino Ramos. A partir de 1999, o cursilho para jovens passou a ser organizado pelo GED da diocese de Erechim e estamos nos encaminhando para o 13° cursilho. 

 

Temos hoje em torno de 3.000 jovens cursilhistas espalhados pelas nossas paróquias e cidades da nossa região, mas atuantes e participativos esse número cai assustadoramente. Organizamos um Cursilho de Jovens Masculino e um Feminino por ano, e contamos sempre com a ajuda dos cursilhistas adultos demonstrando nossa integração assim como participamos do cursilho adulto.

 

Realizamos um encontro mensal, com data e local definidos, participamos da Escola Vivencial juntamente com os adultos e no mínimo duas Ultréias durante o ano são de responsabilidade dos Jovens Cursilhistas. Algumas atividades se tornaram tradicionais, como a ajuda no pedágio beneficente da Obra Santa Marta, entidade que fica com as crianças no período contrario a escola convencional em um bairro carente da cidade, e também o Chá em homenagem as mães, realizado sempre no mês de maio. 

 

Enfrentamos muitas dificuldades com o desinteresse e falta de comprometimento de muitos jovens, A busca de uma maneira de comprometer esses jovens com o Carisma do nosso Movimento e com o Projeto de Deus é algo que nos perturba e preocupa. 

 

Contamos com o total e absoluto apoio de nosso GED, que proporcionou a participação em um Encontro da Macro Sul em Brusque / SC em 2006, no V Encontro Nacional dos Jovens Cursilhistas Anápolis / GO em 2007, no Encontro Regional do RS em Porto Alegre / RS em 2008 e também do Encontro Regional de SC em Jaraguá do Sul / SC e não bastando para demonstrar essa abertura tem uma jovem como vice-coordenadora.

Em 2011 o Encontro Regional GER Sul III, será com grande alegria realizado em nossa Diocese, demonstrando que temos uma caminhada reconhecida e que temos muito a caminhar. 

 

Cristiane Perosa (Vice-coordenadora GED Erechim)